Presente da Aly

Presente da Aly
Lindo! Lindo.

DICAS

Caro leitor ao visitar o blog, seja mais curioso, visite-o com mais curiosidade, nunca leia apenas o texto que encontrar primeiro, muitas vezes logo abaixo você encontrará textos mais interessantes, além disto existem informações sobre o (a) escritor(a) que lhe poderão serem informações valiosas.
Obrigada pela visita e deixe seu comentário.
Volte sempre.
Íris Pereira

11 Novembro 2010 Tiririca é o novo Lula ! - A história do garoto pobre nascido no Nordeste que conseguiu chegar lá - Por: Dihelson Mendonça


11 Novembro 2010
Tiririca é o novo Lula ! - A história do garoto pobre nascido no Nordeste que conseguiu chegar lá - Por: Dihelson Mendonça

NE - A Vitória sobre o Preconceito.
O Deputado de 1 milhão e trezentos mil votos vai ser diplomado.

Não restam dúvidas de que a candidatura do palhaço Tiririca causou uma grande polêmica nos últimos meses. Mas porque, afinal ? Por ele ser um artista, um cômico, um palhaço ? por ele ser de origem humilde ? Pelo fato dele ser semi-analfabeto ? Com a vitória do presidente Lula nas eleições passadas, já ficou provado que diploma escolar não é atestado de um bom governo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, formado na Sourbone, tão laureado pela mídia internacional, não conseguiu fazer o país se desenvolver como o candidato que todos chamavam de "ignorante", o Lula. Hoje o Brasil é um novo país, tem uma das mais sólidas economias do planeta, graças a esse "cabeça-chata que veio lá dos grotões do pernambuco", como diziam maldosamente alguns setores da imprensa e correntes de e-mail da época.

O que havia, na realidade, era um grande preconceito por parte das elites paulistas, que não queriam perder a hegemonia, da eterna política "Café com leite", formada por grandes latifundiários. Lula tem o grande mérito de provar para o mundo, que governar uma nação não tem nada a ver com conhecimentos prévios, e muito menos, com diplomas acadêmicos. Mesmo sem experiência administrativa, e trazendo uma história de vida baseada na Luta de classes, que passou a vida pregando, Lula deu a volta por cima, formou uma equipe competente e honesta, que assumiu as rédeas da nação e nos trouxe do caos dos últimos anos da era FHC para esse mar de rosas que vivemos na atualidade.

E mesmo aqueles que odeiam o Lula, que detestam a sua maneira "ronha" de falar, cometendo erros de português incessantemente, hão de concordar que um de seus maiores méritos foi vencer aquela inércia inicial de alguns setores. Preconceito de ser pobre, de origem humilde, preconceito por não ter tido grande escolaridade, preconceito pelo fato de ele nunca ter sido um grande empresário como Antonio Ermírio de Morais, e até o preconceito que alguns têm pelo fato de ele ter apenas nove dedos. Não obstante, Lula fundou um partido que se propunha a um grande ideal na nação: defender os interesses dos trabalhadores e finalmente chegou à presidência da república, quer gostem ou não.

Pois é exatamente esse mesmo cabedal preconceituoso que hoje atinge outra personalidade que se propõe a exercer um cargo público, e que tem também uma história de vida humilde parecida à do Presidente Lula: O Tiririca. Tiririca foi realmente o grande fenômeno destas eleições. A sua candidatura causou polêmica. É a história de mais um garoto pobre e semi-analfabeto, que saindo dos grotões de miséria do sertão nordestino, lutando contra todos aqueles preconceitos também, batalhou e venceu por uma vaga no Congresso Nacional. Se Lula teve o mérito de abrir caminho e provar que não se precisa ter nível superior para governar uma nação, Tiririca certamente há de nos provar que para ser Deputado, muito menos há coisas envolvidas.

Qual é o problema ? Tivemos já como Deputados, o Agnaldo Timóteo, cujo primeiro ato no Congresso foi telefonar para sua própria mãe, num total desrespeito ao congresso; Tivemos o Clodovil, que também no início confessou que entrou naquela "de gaiato".

Então, se temos um país equilibrado, de economia sólida, cujo presidente mesmo assim, sofreu todos os achaques apenas pelo fato de gostar da cachaça ( paixão do Brasileiro ), por não ter grande escolaridade, por não ter uma história de tradição familiar, porque por outro lado, não termos a figura de um Deputado artista/palhaço ? Pela primeira vez na história desse país, um Deputado assume aquilo que muitos têm sido até então: Palhaços disfarçados. Tiririca pode exercer paralelamente ao cargo, apenas o talento que Deus lhe premiou de batismo: O de ser um palhaço de fato e de direito, desse imenso circo chamado Brasil, que talvez tenha precisado eleger um verdadeiro representante da classe humorística para nos mostrar o que tem sido o congresso nacional nos últimos tempos.

Talvez assim, com o Tiririca como Deputado, e o Lula como Presidente, nós estejamos finalmente no rumo de um país que não mais se baseie em velhas premissas para provar que pode-se governar bem, ainda que não se tenha qualquer diploma acadêmico. Afinal de contas, diploma não é nada. Diploma é uma coisa que pode vir depois. O próprio presidente Lula confirma isso, pois depois que assumiu o poder, já ganhou mais diplomas de universidades do estrangeiro do que todos os presidentes da Europa.

De modo que eu, particularmente, não fico preocupado como muita gente se mostra em razão da eleição do Tiririca. Há assessorias para os projetos legislativos. Se temos um Lula como Presidente ( e que deu certo ), porque razão não poderíamos ter Tiririca como Deputado ? Há porventura, algum problema nisso ?

Portanto, viva o Tiririca! Como disse o grande imperador romano Júlio César :" Ele foi. Ele Viu. Ele Venceu"!

3 comentários:

Íris Pereira de Souza disse...

Ser analfabeto e não burro é uma coisa.
Ser analfabeto e esperto é outra vantagem dele, afinal o menino é cearense. Já viu Cearense besta?
Íris Pereira

Paulo Laurindo disse...

Por este nosso Congresso já passaram figuras do "arco da velha": Cafajestes, pilantras, ladrões, safados, mentirosos, gozadores, hipócritas, dissimulados, traíras... Tiririca, talvez seja a figura mais autêntica numa casa que já nos fez passar poucas e boas. Só espero que nos surpreenda para o bem.

Arcoiris No Horizonte disse...

Obrigada meu rei pela sua presença, aliás já até sei que é teu quando vejo que tem comentário, é fiel, nem sempre mereço, mas tenho meus respeitos por ti e minha admiração é grande.
Beijos

Sobre a Autora

Minha foto
Ribeirão Preto, SP, Brazil
3 partes de uma mulher: Maria da qual escrevo seu passado, seus sentimentos e suas verdades. Irismar já sem a Maria, companheira, amante, irmã, mãe, avó, sogra e amiga. Finalmente Iris a parte que reflete sobre as duas e tenta escrever o que descobre entender destas duas mulheres que são tão diferentes.

Seguidores